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A inadimplência imobiliária traz consequências negativas para uma empresa. Além de problemas no fluxo de caixa, outros setores do negócio podem ser afetados. Conheça 3 principais impactos negativos que a falta de pagamentos no período certo pode trazer para a sua empresa.

1- Problemas no caixa da imobiliária 

O primeiro impacto negativo é o mais fácil de ser notado, pois afeta diretamente o caixa da empresa. Já que mesmo que o cliente deixe de pagar o aluguel, a imobiliária precisa arcar com suas obrigações financeiras.  

Contas referentes ao imóvel ou espaço, como aluguel, condomínio, IPTU, luz e outras precisam ser quitadas no prazo certo. Por isso, a falta de pagamento resulta em um desequilíbrio nas entradas e saídas da empresa, trazendo prejuízos financeiros.

2- Maior tempo resolvendo problemas 

Muitos donos de imóveis procuram esse tipo de serviço administrativo para não ter que lidar com a relação entre locatário e proprietário. Mas a falta ou atraso de pagamentos gera atrito, fazendo com que os profissionais da imobiliária gastem mais tempo tentando mediar o problema.  

Dessa forma, quando um contrato deixa de ser cumprido na data, os colaboradores terão novas funções, tendo que entrar em contato com o locatário inadimplente e resolver o problema. O tempo gasto resulta em redução de tempo tentando conseguir novos contratos.

3- Insatisfação 

A insatisfação de clientes de ambos os lados também é resultado da inadimplência, uma vez que o locatário fica irritado com as cobranças e o proprietário deseja ver sua parte do contrato cumprida, pressionando a imobiliária frequentemente.  

Se isso for recorrente, ao fim do contrato, as relações estarão desgastadas e a chance de voltar ou manter esse proprietário ou locatário é pequena. Isso se as partes não decidirem romper o contrato antes.

Como reduzir os impactos negativos 

Antes de achar que sua empresa vai à falência, existem formas de reduzir os impactos negativos causados pela inadimplência imobiliária. Nesse caso, a tecnologia é a maior aliada para diminuir as taxas de falta de pagamento e melhorar a experiência do cliente. Ferramentas podem ser empregadas para conseguir emitir e enviar boletos automaticamente, realizar cobranças ou lembretes automáticos.

A Scod trabalha com soluções para ajudar a monitorar cobranças, especialmente o IPTU. Agende uma demonstração com o time de especialistas e evite a inadimplência no seu negócio!