Criatividade e inovação são conceitos que fazem parte da rotina de empresas, startups e organizações. Apesar de geralmente estarem juntas, elas não são sinônimos. A criatividade é a capacidade mental de imaginar novas ideias por meio de relações espontâneas ou imaginar e criar coisas ou conceitos novos. Já a inovação consiste em resolver problemas reais que, quando solucionados por uma proposta inovadora, há atribuição de valor.
Tirar as ideias do papel e executá-las através de protótipos e testes até serem algo viável e com proposta de valor percebida pelo usuário, é o que faz uma ideia criativa ter a possibilidade de se transformar em um negócio inovador.
Na prática, funciona da seguinte forma: quando um problema é detectado, métodos criativos são utilizados para gerar ideias que possam trazer soluções. Após a geração de ideias pelos métodos criativos, algumas são selecionadas e testadas com o público. Em seguida, uma delas é escolhida para seguir em desenvolvimento.
Não existe um método único para identificar e potencializar uma boa ideia para ser transformada em realidade. Porém, há três etapas que podem ser seguidas para ir da ideia inicial até a entrega de valor final para o usuário.
1 - Concepção: identificação de uma potencial ideia
2 - Validação: criação e testagem de um protótipo
3 - Execução: iniciar pequeno e avaliar resultados
Agora que você já sabe como é o processo desde a criatividade até a inovação, vem com a Scod explorar esse mundo de possibilidades.