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Nosso mundo é formado por inovação, desde o dispositivo em que você está lendo esse texto até a fabricação da roupa que você usa. Inovar abarca diferentes conceitos e, apesar de termos uma ideia abstrata sobre o termo, quando paramos para analisar, o seu conceito vai muito além.  

De forma simplificada, a inovação consiste na exploração com sucesso de uma nova ideia, que se transforma em um produto, serviço ou negócio que, quando entregue ao mercado, tem o seu valor reconhecido. Ela está presente na maior parte dos planos estratégicos das empresas, deixando de ser um diferencial para se tornar um pilar de qualquer negócio que queira crescer.  

A inovação só acontece quando existe ação, por isso selecionamos 5 ações que são importantes para impulsionar esse processo.

1 - Difusão de conceitos e habilidades

A inovação exige das pessoas conhecimentos e habilidades novas e diferentes daquelas que elas estão acostumadas a executar. As habilidades empreendedoras são essenciais para a inovação, isso porque há um risco que acompanha os projetos inovadores. Por isso, buscar respostas e soluções são fundamentais e, principalmente, não perder o foco. Conhecimentos e habilidades formam a combinação ideal para aumentar a chance de a inovação ser executada.

2 - Investimento no intraempreendedorismo

Investir em intraempreendedorismo ajuda a preparar as pessoas e faz com que desenvolvam conhecimentos e habilidades necessárias. Esse processo é importante para que os times se tornem referência de inovação internamente, ajudando a construir uma nova cultura baseada nesse aspecto.

3 - Começar de forma localizada

Desenvolver a inovação em todas as áreas de uma empresa ao mesmo tempo pode ser considerado um desafio impossível. Por isso, a melhor opção é começar de forma localizada, por exemplo, por uma área mais propensa a inovar. Assim fica mais fácil entender processos, conceitos e resultados que ajudarão a convencer as outras áreas de que é possível e necessário inovar. Isso não significa que deve ser feito em uma área isolada por vez, porém entender que existe um processo próprio de cada área e isso deve constar no planejamento das ações da empresa.

4 - Acompanhar ações e aprendizados

Os resultados nem sempre aparecem tão rápido quanto desejamos, por isso é importante que as empresas conheçam o mercado, as novas formas de trabalho e como desenvolver novos produtos e serviços. Para fazer esse acompanhamento, o desenvolvimento deve ser sistemático, apesar de flexível. Para conhecer a direção que se está seguindo, é importante criar indicadores e métricas.

5 - Liderança

As lideranças podem ser barreiras à inovação, quando muito engessadas. O líder que sabe atuar como mentor consegue viabilizar projetos e manter os times engajados e focados.  

A inovação precisa da articulação de todas as áreas para que novos modelos de negócios e novos produtos possam mover a empresa rumo às transformações do futuro.